top of page

ANÚNCIO PAGO NO FACE/INSTA OU NO GOOGLE?

Atualizado: 24 de jan. de 2020

Oh! Dúvida cruel para quem tem o investimento mais enxuto e precisa decidir por qual caminho seguir. Não se preocupe, vamos ajudar a mostrar as diferenças básicas pra você decidir o que fazer.

Anúncios pagos são essenciais para acelerar o seu negócio. São eles que irão te colocar em frente ao público-alvo, persona, prospect. Para entender de forma prática sobre esse assunto, é bacana entender o conceito de Funil de Vendas.


Um Funil de Vendas é basicamente o caminho ou jornada do cliente do momento em que conhece a sua marca até efetivamente se mostrar interessado pelo produto (ou serviço) e fazer a compra. Pessoas que acabaram de conhecer o seu negócio estão no começo deste Funil e as pessoas que já te conhecem há algum tempo, interagiram com você e querem fazer a compra já estão no final deste Funil.


E o que tem haver Funil de Vendas com o Face, Insta ou Google. Tudo!! Imagine alguém fazendo uma busca por Raquetes de Tenis de Mesa. Provavelmente esta pessoa já está querendo comprar este artigo e desta forma, mesmo sem nunca ter conhecido sua marca esta pessoa já está bem próxima do final do Funil de vendas deste artigo, ou seja, praticamente está apenas decidindo qual é a melhor oferta (qualidade x preço) pra efetivar a compra. Se essa pessoa procurou, provavelmente usou o Google pra isso e é nessa hora que um anúncio bem configurado no Google Ads vai ajudar a colocar o seu produto na cara do gol, ou melhor, de cara com o comprador no momento em que ele mostra o interesse por esse produto. É acertar no alvo, eficiência total no que diz respeito a abordagem vendedora. Sendo assim, o Google Ads é muito eficiente no que diz respeito a conversão (vendas), justamente porque pega a oportunidade na hora que ela aparece.


Já o Face/Insta e outras mídias sociais oferecem a você alguns produtos sem que você necessariamente esteja procurando, mas que normalmente tem tudo haver com você e por isso te chamam a atenção e fazem você esquecer um pouco da vida e sair clicando para "saber mais" sobre aquela barraca de camping que se monta sozinha, cabe o número certo de membros da sua família e seria perfeita para seu próximo feriado. Ou seja, você não estava procurando por esse item, mas ele vai até você, oferece algo que se encaixa perfeitamente no seu mundo e te faz pensar em comprar ou te dará motivo para fazer algumas contas pensando em como comprar este novo sonho de consumo. Em resumo, ele criou uma oportunidade de venda, tentando colocar no público novas necessidades, e isso é diferente estrategicamente do que é feito pelo Google Ads.


Aí você me diz, entendidas as diferenças pra que lado eu vou? O ideal é tentar os dois, medir os resultados e direcionar o investimento total para o que te der mais retorno. Faça teste em ambos, mas teste pelo menos 15 dias, veja os números, faça mais um teste de outras 15 dias e aí sim já poderá tirar uma conclusão mais acertada. O fato é, você tem em suas mãos possibilidades de divulgar sua marca para um público numeroso, com o perfil que deseja e sem precisar sair batendo de porta em porta, com um investimento que cabe no seu bolso! Não fique esperando, vá atrás do seu público.


Espero que essa matéria tenha ajudado a entender melhor as particularidades de cada tipo de anúncio e caso ainda não tenha segurança de como dar um Start em sua divulgação digital, conheça nossos pacotes ou entre em contato.


Sucesso sempre e Let's Start!!


bottom of page