LOGO, 5 DICAS NA HORA DE CRIAR A SUA

Atualizado: Jan 24

Não existe uma fórmula certa quando o assunto é criação, porém existem pontos importantes que irão ajudar você no momento em que for desenhar sua logomarca ou quando for contratar uma agência para fazer isso pra você.


Sendo assim, bora ver 5 dicas que facilitam a vida nesse momento:

1) Busque referências: Essa é uma excelente forma de iniciar o processo de criação da sua logo, seja uma cor, uma tipologia, uma marca (do mesmo segmento ou não) ou mesmo um estilo de desenho. Buscar referências de outras marcas que se identifique, e goste dos materiais que a marca produz, é um jeito mais ágil de começar a concretizar aquilo que busca ter em sua marca. O objetivo de criar algo pra chamar de seu é construir algo que sinta orgulho, com a sua cara e que seja digno do seu propósito. O seu negócio deve ser o seu sonho e por isso mesmo merece ser visualmente impecável, precisa impactar e ponto final.

2) Público-Alvo e Concorrentes: Uma vez definido a quem a sua empresa irá atender e quais serão os problemas que ela irá resolver, já é possível saber quais são os concorrentes. Com esse cenário devidamente pesquisado, você pode criar uma logo que siga no mesmo caminho dos demais concorrentes ou se diferenciar totalmente. Uma vez se diferenciando, veja se a logo não gera qualquer valor negativo ao seu público.

Conheça o seu segmento, faça essa pesquisa visual do que é consumido pelo público-alvo e praticado pelos concorrentes. Isso trará caminhos criativos e estratégicos interessantes para a criação de sua logo.

3) Elementos e Cores: Chega a vez de materializar, colocar a mão na massa e criar sua logo. Claro, caso não seja um profissional da área, pode-se contratar alguém para isso e a SC Start têm opções interessantes para criação de logo e também pacotes para criação de identidades visuais completas para o seu início de negócio.

Antes de iniciar qualquer teste de cor, é interessante pensar em um elemento que retrate o seu propósito, um brasão, um desenho, um ícone, enfim, um símbolo que transmita de forma rápida sua oferta ao público-alvo. Não estamos falando de uma oferta relacionada a promoção, mas sim de apresentar o seu carro-chefe aos futuros clientes. Esse elemento pode estar isolado do nome da empresa ou pode estar fundido a ele, aproveitando uma letra, duas ou todo o nome para formar um desenho que melhor represente sua especialidade.

E aí sim chega a hora de dar cor a esse sonho, de aplicar cores que tragam impacto ou elegância a sua marca. Você pode pensar de forma diferente e fugir de padrões do mercado ou seguir tais padrões já aceitos pelos consumidores desse segmento.

4) Aplicações da marca, já pensando em um mundo digital que está aí: Toda logo deve ter estudo de aplicações em diferentes situações. Sua marca será utilizada em seu site, mas também em suas mídias sociais, em uma embalagem, em um brinde, poderá ser transformada em adesivos promocionais, bordada em um uniforme, dentre outras possibilidades. Tendo em vista tais aplicações, é importante garantir a legibilidade e identificação de sua marca onde quer que ela esteja.


Por exemplo, uma logo aplicada ao site pode ter uma versão mais horizontal.




Já para ter boa visibilidade nas mídias sociais, deve ter uma versão mais vertical ou dentro de uma área mais "quadrada".


Pensar nisso irá trazer melhor performance de sua marca quando aplicada em qualquer situação. E na disputa por atenção concorremos com uma infinidade de informações, por isso ao menor olhar do público-alvo temos que aproveitar a chance.

5) Uso de assinatura: Outro ponto importante estrategicamente falando é usar em sua marca uma assinatura. Caso esteja iniciando algo ou precisando se posicionar dentro do segmento que atua, a assinatura é uma forma de ajudar o seu público a identificar aquilo que você faz. E assinatura é diferente de Slogan, mas falaremos dessa diferença em uma outra oportunidade.

Uma assinatura deve ser curta, bem curta, e transmitir rapidamente pra que é que você veio. Exemplos:

1) Megatelecom Assinatura: Conexões Corporativas

Trata-se de uma empresa de Telecom que atende apenas empresas, não atende pessoa física e com essa assinatura define sua segmentação e especialidade. Se você tem uma empresa, já sabe que são diferentes de operadoras residenciais e devem ter soluções diferenciadas.

2) Grandall

Assinatura: Law Office

E essas assinaturas são usadas no mundo inteiro, neste exemplo estamos falando de um escritório de advogados, que mesmo sem nunca ter ouvido falar sobre já é possível saber o segmento de atuação.


3) WhatsApp

Assinatura: For Business

Mesmo as mais conhecidas usam assinaturas para segmentar, e neste caso estamos falando de algo voltado para o mundo corporativo e não para o uso pessoal, já tão conhecido por todo mundo.

Então, pense com carinho em ter uma assinatura para ajudar a transmitir o que sua empresa irá oferecer, pois isso irá ajudar a se posicionar e chamar atenção do público certo.

Espero ter ajudado a iluminar suas ideias nesse momento crucial para o seu negócio, afinal, sua cara deve agradar em todas as vezes que se deparar com seu público e caso precise criá-la do zero ou modernizá-la, a SC Start pode lhe ajudar neste processo. Clique aqui e veja opções de pacotes para criação de logo ou identidade visual completa para o realizar o seu sonho do jeito certo.

Até mais e faça do jeito certo!

© 2019 SC START. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS